Geothermal 2

Energia renovável é a energia coletada a partir de recursos renováveis, que são reabastecidos naturalmente em uma escala de tempo humana, como luz solar, vento, chuva, marés, ondas e calor geotérmico.

Se levarmos em conta variáveis como continuidade do suprimento e impactos ao meio ambiente podemos posicionar as principais fontes energéticas nos quadrantes da figura abaixo.

A energia geotérmica é limpa, não gera resíduos, utiliza equipamento de uma indústria já consolidada, porém, é restrita quanto ao seu acesso… pelo menos até hoje!

O gradiente geotérmico é a taxa de aumento da temperatura em relação ao aumento da profundidade no interior da Terra. Longe dos limites das placas tectônicas, tem cerca de 25 a 30 °C/km de profundidade. Isso significa dizer que a 10Km de profundidade atingiremos temperaturas ótimas (entre 250 e 300oC) para o acionamento de turbinas a vapor convencionais em várias regiões do planeta, portanto disseminando uma fonte energética barata, segura e limpa para todas as regiões habitadas do planeta!

Qual a dificuldade em explorarmos a fonte geotérmica em larga escala?

Próximo post.

#geothermal #geotermico #inovação #innovation #drilling #renewables #P&A

 

One thought on “Geothermal 2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *